PROJETO HORA DE APRENDER – AVALIAÇÃO NUTRICIONAL DOS ALUNOS DO 1º AO 5º ANO DAS ESCOLAS DO MUNICIPIO DE POÇO DAS ANTAS

Entre os meses de Março e Abril teve início a primeira etapa do Projeto Hora de Aprender, desenvolvido pela nutricionista Cássia Cristina Lautert, com apoio da Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Saúde.

O Projeto contemplará avaliação nutricional e atividades de educação alimentar ao longo do ano e está direcionado para todas as escolas do município, atendendo alunos do 1º ao 5º ano. A primeira etapa do projeto foi à avaliação nutricional dos alunos, por meio de avaliação antropométrica, com aferição de peso e estatura, na qual foi possível comparar a frequência de desvios nutricionais presentes nessas crianças. Foram acompanhadas 91 crianças, sendo 45 meninas e 46 meninos. Ao observar o índice de massa corporal por idade, 60 crianças apresentaram peso adequado para a idade (31 meninas e 29 meninos), 18 apresentaram risco de sobrepeso (8 meninas e 10 meninos), 9 apresentaram sobrepeso (5 meninas e 4 meninos) e 4 crianças apresentaram obesidade( 1 menina e 3 meninos).

Concluiu-se, então, que a frequência de excesso de peso é alta nessas crianças e que a avaliação nutricional dos alunos é fundamental para adoção de condutas para a promoção da saúde. Os pais serão informados quanto ao estado nutricional de seus filhos e sobre a importância da observação do estado nutricional, para medir o crescimento da criança, e avaliar sua condição geral de saúde, o que possibilita intervenções efetivas no sentido de restabelecer as condições ideais de saúde, evitando os danos provenientes do baixo peso e/ou peso elevado. Para isso, se desejarem, sugerimos que procurem ajuda na Unidade Básica de Saúde do seu Município.

Localização

  • Poço das Antas - RS
    Av. São Pedro, 1213 - 95740-000

Contato

Horário de funcionamento

Segunda a sexta 7:30 as 11:30 - 13h as 17h
Sábados fechado