Poço das Antas se destaca na Educação Infantil

 Tribunal de Contas do Estado apresenta radiografia que leva em conta dados de 2019 na faixa da creche e da pré-escola

2 Poço das Antas se destaca na Educação Infantil

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) divulgou na segunda-feira, dia 8 de fevereiro, a nova edição da Radiografia da Educação Infantil. O objetivo do estudo, que utiliza dados de 2019, é acompanhar a evolução dos municípios gaúchos no atendimento às crianças de 0 a 3 e de 4 e 5 anos em relação ao primeiro levantamento realizado em 2010. Segundo o Órgão de Controle, atualmente 180 municípios gaúchos atendem o mínimo de 50% das crianças de 0 a 3 anos em creche, tal como está previsto na Meta 1 do Plano Nacional de Educação (PNE). Na faixa da pré-escola, que são crianças de 4 a 5 anos, são 289 municípios que atendem ao previsto no PNE. Poço das Antas está entre os municípios que alcançaram porcentagens elevadas nas duas faixas de atendimento: 120,45% de cobertura nas creches (0 a 3 anos) e 170,97% na pré-escola (4 a 5 anos). O Município também está zerado no quesito de vagas a serem criadas, o que significa que não há fila de espera para atendimento.

 As crianças da faixa etária contemplada na radiografia frequentam o Centro Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Poçoantense, que atualmente conta com 129 alunos matriculados de 0 a 5 anos. A instituição de ensino oferece, além do ensino básico, também aulas de inglês, música e recreação, sendo que todas as atividades levam em conta os critérios previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A estrutura física comporta salas de aula, refeitório, setor administrativo e espaços como brinquedoteca, biblioteca e informática. Os espaços externos também cabem destaque, como a quadra coberta e os ambientes ao ar livre, comportando jardins e brinquedos que possibilitam um universo de opções divertidas para as crianças. Além dos brinquedos individuais oferecidos nas salas de aula, os alunos também tem à disposição opções como pula-pula e piscina de bolinhas, além de bicicletas e motocas, que inclusive são aproveitadas durante as atividades escolares.

O Centro Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Poçoantense já iniciou 2021 com atividades presenciais no dia 25 de janeiro, recebendo 50% dos alunos no turno da manhã, e os outros 50% na parte da tarde, de segunda a sexta-feira. Antes da pandemia a instituição ofertava atendimento em turno integral.  

A secretária de Educação, Cultura, Desporto e Turismo de Poço das Antas, Jaqueline Klein, comemora os resultados apresentados pela radiografia. “Os números representam a soma de esforços de todas as pessoas que fazem a educação no Município de Poço das Antas. Somos uma equipe de profissionais que depositam muito carinho e dedicação no atendimento à criança, possibilitando que o resultado final nos conceda muito orgulho e satisfação”, observa.

O estudo

Segundo o TCE, o relatório leva em consideração o número de turmas, a quantidade de alunos por turma e o número de horas-aula, bem como uma análise da formação dos professores. A radiografia aborda, ainda, os investimentos na área e o recebimento de recursos provenientes do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) pelos municípios gaúchos.

Crédito do texto e das fotos: Jenifer Kunzler Beckenbach/ASCOM 

 

 

Contato

INSTA YOUface

Horário de funcionamento

Administração: Segunda à Sexta 7h30 às 11h30 / 13h às 17h
Tesouraria: Segunda à sexta 8h às 11h30 / 13h às 16h30
Saúde: Segunda à Sexta 7h30 às 17h