EMPA oferece treinos de vôlei e futsal para crianças e adolescentes

A prática de esportes e exercícios físicos é recomendada por especialistas para o desenvolvimento do corpo e da mente e o incentivo deve começar desde a infância

1 Valorizar, incentivar e promover a prática esportiva, proporcionando às crianças e adolescentes de Poço das Antas o acesso às inúmeras possibilidades que podem ser alcançadas através do esporte, estão entre os objetivos da Escolinha Municipal de Poço das Antas (EMPA). O projeto, desenvolvido através da Secretaria de Educação, Cultura, Desporto e Turismo do Município, oferece treinos de futsal e vôlei à estudantes de Poço das Antas com idade entre 5 e 17 anos.

 Os treinos são realizados no contra turno escolar e ocorrem no Ginásio Municipal de Esportes de Poço das Antas: o futsal em terças-feiras pela manhã e à tarde, e o vôlei em quintas-feiras de manhã. Os participantes são divididos em categorias de acordo com a sua faixa etária, sendo seis categorias no futsal e duas categorias no vôlei. Cada categoria possui um respectivo horário de treinamento. Essa divisão proporciona mais equidade entre os participantes para o desenvolvimento das modalidades. O projeto é coordenado pelo professor e profissional de Educação Física, Rafael Klein.

 As atividades da EMPA foram retomadas de forma presencial no segundo semestre de 2021, sendo que entre os pré-requisitos para participar dos treinos está o desenvolvimento e assiduidade escolar, além da manutenção dos deveres em comunidade. De acordo com o professor, essa iniciativa vai ao encontro dos objetivos do desenvolvimento do esporte na infância. “O mais importante nesta fase é manter o esporte como forma de ocupação e desenvolvimento da criança. Se ela vai ou não se destacar na sua modalidade, só o tempo e as consequências podem dizer. Se os treinos não servirem para que ela alcance grandes performances, ao menos podem torná-la mais saudável física e mentalmente, e menos suscetível ao mundo das drogas, entre outros problemas sociais”, explica Klein.

 Para ele, incentivar de maneira saudável as crianças ao esporte, com certeza trará muitos benefícios para a sua vida. “Além dos aspectos fisiológicos e motores, dentre outras coisas, o esporte tem a competência de ensinar à criança a lidar e se relacionar com companheiros e adversários, desenvolver valores de cooperação e respeito às diferenças, aprender a conviver com conquistas e frustrações, conhecendo seus limites e suas potencialidades”, observa o professor.

 A secretária de Educação, Cultura, Desporto e Turismo de Poço das Antas, Jaqueline Klein (PDT) ressalta o incentivo concedido pela Administração Municipal para a manutenção das atividades esportivas, especialmente em relação ao material de qualidade à disposição para realização dos treinos, o transporte concedido para deslocamento dos alunos e a valorização de projetos que inserem crianças e jovens em um cenário repleto de possibilidades, conquistas e realizações. “É muito gratificante perceber que a comunidade abraçou a ideia. Aqueles interessados em participar, de todas as localidades do Município, podem comparecer no ginásio em dias de treino para fazer a sua inscrição”, convida a secretária, que adianta: de acordo com o andamento das atividades e a realização de competições em nível regional e estadual, há expectativa de participação dos representantes poçoantenses.

Crédito do texto e da foto: Assessoria de Comunicação (ASCOM) de Poço das Antas

Contato

INSTA YOUface

Horário de funcionamento

Administração: Segunda à Sexta 7h30 às 11h30 / 13h às 17h
Tesouraria: Segunda à sexta 8h às 11h30 / 13h às 16h30
Saúde: Segunda à Sexta 7h30 às 17h