Feira do Livro proporciona momentos de conhecimento e inspiração

Programação voltada à comunidade em geral e também estudantes movimentou o Município

image006 Nos dias 14 e 15 de julho, quinta e sexta-feira, o Município de Poço das Antas, através da Secretaria da Educação, Cultura, Desporto e Turismo, promoveu a Feira do Livro. A programação, concentrada a maior parte do tempo na Sascpa, contou com diversas atrações especiais, tanto para a comunidade escolar, quanto para o público em geral.

 Na noite do dia 14 de julho, quinta-feira, a programação iniciou com abertura solene na Sascpa. Na oportunidade, com a presença de autoridades do Executivo, Legislativo, secretarias municipais e escolas do Município, deixaram a sua saudação: a secretária da Educação, Cultura, Desporto e Turismo, Jaqueline Klein, e a prefeita de Poço das Antas, Vânia Brackmann. Na sequência, a Banda Rosa’s apresentou a Palestra Show “Melodia das Palavras”, com participação especial de Dirce Becker Delwing e Ivete Kist. Dirce é escritora, psicoterapeuta e jornalista, enquanto Ivete é doutora em letras, professora e escritora. Todos juntos proporcionaram uma mescla de música e provocações sobre a escrita e leitura, com inspirações importantes para o desenvolvimento desses hábitos entre as famílias.

 Já na sexta-feira, dia 15 de julho, a programação se voltou às escolas do Município. Na Sascpa, a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Espaço da Criança, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Leo Pedro Schneider e a Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Valentim Schneider tiveram um momento cívico, seguido de apresentações das turmas do Ensino Fundamental. As apresentações, realizadas de acordo com os turnos de aula das escolas, foram inspiradas nas leituras dos livros do autor Eliandro Rocha, que também esteve presente nas duas oportunidades para conversar com os estudantes. Além disso, as crianças e jovens tiveram um momento de contação de história e interação com o Elefante Letrado e seu mascote, o Senhor Elefante, que fez a alegria da criançada. Os alunos da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Poço das Antas também foram contemplados na programação da feira. À tarde, no auditório da Prefeitura Municipal, os alunos do Ensino Fundamental assistiram a Peça Teatral “Cidade das Cores”, de Marcos Cardoso Produções, enquanto que à noite o Ensino Médio participou de uma gincana de integração no ginásio da escola.

 Além da programação especial, a feira também teve outros atrativos concentrados na Sascpa, durante os dois dias de programação, que foram visitados pelos alunos e também pela comunidade.

• Exposição Fotográfica "Fios d'alma", de Tatiane Ertel - Série fotográfica que retrata a força, a profundidade, a fé, a simplicidade e o brilho de meninas haitianas que vieram com suas famílias para o Vale do Taquari. As fotografias foram impressas em tecido por sublimação, e após, bordadas à mão por duas outras mulheres. A grande maioria delas foi bordada pela estrelense Lúcia Erthal, e uma delas, por Sandra Perotti. Tatiane Ertel é fotógrafa e artista visual, formada pela UFRGS. Natural de Poço das Antas, atualmente reside em Estrela. Tem seu trabalho reconhecido e premiado nacionalmente e internacionalmente.
• Exposição de trabalhos - Mostra dos trabalhos executados em salas de aula e inspirados nos livros do autor Eliandro Rocha.
• Venda de livros das Lojas Wessel - Títulos para o público infantil, infanto-juvenil e adultos. Os estudantes do Município receberam um vale-livro para usufruir na feira como forma de incentivar a leitura.

Crédito das fotos e do texto: Assessoria de Comunicação (ASCOM) de Poço das Antas

Contato

INSTA YOUface

Horário de funcionamento

Administração: Segunda à Sexta 7h30 às 11h30 / 13h às 17h
Tesouraria: Segunda à sexta 8h às 11h30 / 13h às 16h30
Saúde: Segunda à Sexta 7h30 às 17h