Cavalgada de Poço das Antas é manifestação do tradicionalismo no Município

Programação chegou à sua 2ª edição em 2022 e movimentou a comunidade

4 Movida pelo sucesso da edição anterior, a Administração Municipal de Poço das Antas reeditou no domingo, dia 25 de setembro, a Cavalgada de Poço das Antas – 2ª Edição. A programação, promovida através da Secretaria da Educação, Cultura, Desporto e Turismo, está inserida nas demais ações que se têm ofertado, desenvolvido e pensado em prol do tradicionalismo gaúcho no Município.

 Em 2021, ainda em tempo de pandemia, o evento teve que se adaptar a alguns moldes diferentes, mas movimentou Poço das Antas de forma a crer que uma segunda edição garantiria ainda mais sucesso. Foi essa a motivação que deu vida a um dia especial no último domingo, reunindo visitantes de diversas cidades da região e movimentando a comunidade local, fortalecendo assim o tradicionalismo gaúcho em Poço das Antas.

 Entre os objetivos traçados e alcançados pela Administração Municipal através desse evento, está o incentivo à integração das pessoas para usufruir dos espaços de lazer e de convívio do Município; apresentar aos visitantes os potenciais turísticos, econômicos, sociais e culturais de Poço das Antas; proporcionar à comunidade local e regional um evento que seja a manifestação do tradicionalismo, em respeito à história do Rio Grande do Sul, garantindo a manutenção e a promoção dos movimentos tradicionalistas gaúchos através de suas diversas formas de representação e, nessa união de fatores, garantir um momento de confraternização, alegria e troca de significativas experiências.

A Cavalgada

 A programação da Cavalgada iniciou com café da manhã servido aos participantes junto ao Espaço Benjamim, na Comunidade Mãe de Deus, em Boa Vista, de onde partiram os mais de 150 cavaleiros em direção à Praça Municipal, recebendo o acolhimento e o prestígio das pessoas que acompanhavam de suas casas, ou reunidas em grupos ao longo do trajeto.

 O grupo de cavaleiros foi antecedido por dois veículos: um temático, que servia churrasco embalado por música gauchesca, e também por um que levou as autoridades municipais pelo trajeto, com a presença de representantes do Executivo, Legislativo, secretários municipais e as soberanas do Município.

 O público já aguardava o grupo da cavalgada na Praça Municipal, onde uma solenidade reuniu autoridades e contou com o pronunciamento da prefeita de Poço das Antas, Vânia Brackmann. Em sua fala, a chefe do Executivo externou a sua satisfação em receber tantos visitantes e também por ver pessoas da comunidade local aderindo às iniciativas que garantem a manutenção da tradição gaúcha no Município. Vânia considerou que esse tipo de programação apresenta e fortalece os potenciais de Poço das Antas, agradecendo o empenho de todos os envolvidos.

 Após a solenidade, foi vez do Grupo de Danças Gaúchas de Poço das Antas realizar a sua apresentação, sob a coordenação do professor Diego de Oliveira. Findado o momento solene e cultural, os participantes da cavalgada receberam um presente do Município de Poço das Antas e puderam se dirigir ao almoço, servido no Restaurante Antbau.

 A Administração Municipal de Poço das Antas reforça o seu agradecimento a todos que participaram e prestigiaram a programação e também aos voluntários, incentivadores do tradicionalismo no Município, que auxiliaram no planejamento.



Crédito do texto e das fotos: Assessoria de Comunicação (ASCOM) de Poço das Antas

Contato

INSTA YOUface

Horário de funcionamento

Administração: Segunda à Sexta 7h30 às 11h30 / 13h às 17h
Tesouraria: Segunda à sexta 8h às 11h30 / 13h às 16h30
Saúde: Segunda à Sexta 7h30 às 17h