EMEF Leo Pedro Schneider promove noite de autógrafos com Super Autores

Projeto possibilita que estudantes sejam autores de seus próprios livros

01 Na terça-feira, dia 11 de outubro, o Ginásio Municipal de Poço das Antas recebeu uma noite de autógrafos. Na oportunidade, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Leo Pedro Schneider realizou o encerramento do projeto Super Autor, uma iniciativa na qual os alunos de 1º a 5º ano da instituição foram autores de seus próprios livros, obras que foram entregues e autografadas nessa noite repleta de alegria.

 Em Poço das Antas, o projeto Super Autor envolveu certa de 100 estudantes. Se trata de uma iniciativa privada com base no Rio de Janeiro na qual uma plataforma disponibiliza toda a organização gráfica de um livro: da escrita à impressão. O Super Autor tem como objetivo ajudar as escolas a desenvolverem a capacidade criativa dos alunos através da escrita, transformando sonhos em realidade, além de estimular o protagonismo e autoestima dos alunos.

 No desenvolvimento do projeto, cada aluno, juntamente com a professora titular da turma, iniciou o trabalho de organização de seu livro em abril desse ano. Os estudantes foram responsáveis pela redação da história e ilustração das imagens que dão vida ao livro. Esses materiais foram depositados na plataforma que realizou a impressão dos exemplares, viabilizada através do incentivo financeiro das famílias, com apoio das cooperativas Sicredi e Languiru.

 Cada livro impresso conta com seis páginas escritas e seis ilustrações, sendo todas coloridas. Com os alunos que ainda estão desenvolvendo a escrita, como nas turmas de 1º Ano, o registro da história ocorreu através de áudio posteriormente transcrito. No projeto Super Autor, cada criança pode explorar a sua criatividade e contar a história de sua preferência, sendo algumas inspiradas em outras obras, nas abordagens de sala de aula e até nas suas vivências pessoais.

 A noite de autógrafos dos Super Autores contou com momento solene e pronunciamento de autoridades. A diretora da EMEF Leo Pedro Schneider, Isolete Beatriz Wolfart Lindemann, destacou que essa iniciativa certamente ficará marcada na memória de muitas crianças como o seu primeiro livro, enaltecendo a criatividade dos alunos e a importância do incentivo à escrita, à leitura e à imaginação. A coordenadora pedagógica da Secretaria da Educação, Cultura, Desporto e Turismo de Poço das Antas, Liane Mützenberg, parabenizou a escola pela iniciativa e ressaltou o engajamento das professoras e de toda a equipe envolvida no projeto, projetando que essa semente plantada, certamente renderá frutos no futuro.

 O vice-prefeito de Poço das Antas, Laurentino Flach, destacou que as crianças são o futuro e o progresso do Município e que por isso que é tão importante investir no conhecimento e na educação para a prosperidade e desenvolvimento. A prefeita de Poço da Antas, Vânia Brackmann, enalteceu as diversas atividades que são ofertadas às crianças do Município, enaltecendo que o ensino de qualidade se deve aos estudantes comprometidos, às boas equipes de trabalho nas escolas e também às famílias que incentivam, apoiam e reconhecem a importância desse trabalho.

 Além da solenidade e momento de autógrafos, a noite também contou com recepção musical, sorteios de "Tudo Premiado" e sorteio de rifa da escola. Além dos livros, os alunos receberam uma caneta de super estrela e um cupcake para festejar essa noite especial!

Crédito do texto e das fotos: Assessoria de Comunicação (ASCOM) de Poço das Antas

Contato

INSTA YOUface

Horário de funcionamento

Administração: Segunda à Sexta 7h30 às 11h30 / 13h às 17h
Tesouraria: Segunda à sexta 8h às 11h30 / 13h às 16h30
Saúde: Segunda à Sexta 7h30 às 17h