Conferência trata dos direitos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia

Diagnósticos e resultados seguem agora para a etapa estadual e federal do debate

image002 Foi realizada no dia 18 de novembro a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Poço das Antas. A programação ocorreu no auditório da Prefeitura Municipal e teve como tema central “A situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia pela covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para a reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”. O objetivo do evento foi favorecer o debate no processo conferencial das etapas estadual e federal, sendo a atividade dividida em cinco eixos temáticos segundo deliberação do Conselho Nacional Dos Direitos da Criança e do Adolescente - CONANDA, conforme o Documento Orientador da XII – Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.

A programação iniciou na parte da manhã com atividade de orientação para equipe técnica e monitores de grupos, gestores e conselheiros municipais sobre os eixos temáticos da conferência. Além disso, nesse primeiro momento, foi feita a sistematização das informações apresentadas, considerando a realidade local identificada pela equipe técnica e monitores de grupos.

À tarde a programação iniciou com apresentação cultural do Grupo Instrumental do Município, coordenado pelos professores Rodrigo de Castro e Jorge Meirer. Além disso, o vice-prefeito de Poço das Antas, Laurentino Flach, deixou a sua mensagem de boas-vindas. Logo após, o cientista social com especialização em gestão de políticas públicas, Luiz Roberto Möller, conduziu a palestra magna e também a discussão e apresentação dos resultados identificados no diagnóstico da realidade. Na oportunidade também foi realizada a eleição dos delegados à etapa estadual, apresentadas as indicações da plenária e aprovadas as deliberações finais da conferência. O momento contou ainda com um coffee break servido ao público.

Participaram do momento os membros do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (COMDICA), da Secretaria da Assistência Social de Poço das Antas, do Conselho Tutelar, bem como alunos e profissionais da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Poço das Antas, e também representantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Leo Pedro Schneider e da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Espaço da Criança, além da comunidade em geral.

Crédito do texto e das fotos: Assessoria de Comunicação (ASCOM) de Poço das Antas

Administração: Segunda à Quinta 7h30 às 11h30 / 13h às 17h / Sexta 7h às 13h
Tesouraria: Segunda à Quinta 8h às 11h30 / 13h às 16h30 / Sexta 7h30 às 12h30