Nutrição da Mulher

Ao longo dos anos a mulher vem modificando seus hábitos alimentares e isto se deve principalmente às alterações decorrentes de seu novo estilo de vida. Atualmente, além de cuidar dos afazeres domésticos e dos filhos, a mulher está inserida no mercado de trabalho, tem um auto-cuidado maior com a beleza e qualifica-se no estudo.

 

O acúmulo de todas essas atividades e a falta de tempo fizeram com que a mulher atual se alimentasse de uma maneira diferenciada. Neste sentido, podemos citar um aumento no consumo de alimentos ricos em SÓDIO, AÇÚCAR e GORDURA, tais como: alimentos industrializados congelados (pizzas, lasanhas, nuggets), empanados, lanches rápidos como cachorro-quente, refrigerantes e produtos de pastelaria.

Se esta forma de alimentação se tornar um hábito frequente em seu cotidiano, algumas complicações ou doenças podem surgir. Dentre elas, destaca-se:

- a obesidade (de etiologia multifatorial);

- a hipertensão arterial (causada pelo excesso de SÓDIO);

- o diabetes (causada pelo excesso de AÇÚCAR);

- as dislipidemias (causada pelo excesso de GORDURA).

Os alimentos ricos em sódio, açúcar e gordura são considerados atualmente os três principais “vilões” da nossa alimentação. O conceito de cada um destes componentes, suas principais funções, a forma com que são metabolizados dentro do nosso organismo e as consequências de seu consumo excessivo, foram detalhadamente esclarecidos durante a ocasião.

Algumas características femininas como a Tensão Pré-menstrual, a Menstruação e a Menopausa também foram abordadas no encontro, relacionando os alimentos mais indicados e não indicados a cada uma dessas fases.

Concluiu-se que a alimentação saudável é de fundamental importância para garantir a saúde feminina, pois oferece todos os nutrientes necessários para o desempenho de suas atividades diárias, podendo prevenir complicações e doenças futuras, promovendo assim uma melhor qualidade de vida.

DSC 0082Palestrante: Mariele Elis Theisen NUTRICIONISTA (CRN2 –10366)

 

Contato

INSTA YOUface

Horário de funcionamento

Administração: Segunda à Sexta 7h30 às 11h30 / 13h às 17h
Tesouraria: Segunda à sexta 8h às 11h30 / 13h às 16h30
Saúde: Segunda à Sexta 7h30 às 17h