JUNHO VIOLETA - Mês de conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

INFORMES DO CRAS (2) No ano de 2011, o dia 15 de junho foi instituído, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, como o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.

 Esse dia é especialmente pensado para disseminar o entendimento de que a violência contra pessoa idosa também é uma forma de violação dos direitos humanos. Para garantir o envelhecimento da população de forma saudável e tranquila, com dignidade, sem opressão ou tristeza, precisamos trabalhar intensamente na prevenção da violência, na identificação e no encaminhamento correto de casos de violência e, em especial, temos que preparar as novas gerações com informações, materiais e recursos educacionais, de forma a assegurar um envelhecimento digno e saudável.

 Através do DISQUE 100 o Governo Federal centraliza as denúncias de violência contra pessoa idosa por ligação. Também em maio de 2021, lançou um número pelo aplicativo WhatsApp onde se pode fazer as denúncias que violam os Direitos Humanos e contra a Mulher. Esse canal de atendimento é conhecido como Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos e seu contato é (61) 99656-5008. Para fazer a denúncia, basta enviar uma mensagem para o número, que responderá automaticamente, e assim o cidadão deve aguardar ser atendido por uma pessoa da equipe da central de única dos serviços. A denúncia será analisada e encaminhada aos órgãos de proteção, defesa e responsabilização em direitos humanos. AS MENSAGENS FICAM GRAVADAS, MAS A PESSOA DENUNCIANTE PODE FICAR ANÔNIMA.

 Acompanhe, durante o mês de junho, os canais do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Ignácio Affonso Schneider, que no decorrer desse período estará realizando ações de conscientização sobre o "JUNHO VIOLETA". Através desses meios, você poderá ficar sabendo mais sobre as formas de violência contra a pessoa idosa e as formas de combatê-la. Se desejar, também compartilhe nossas publicações em seus perfis, para que possamos disseminar essas informações para que elas alcancem um número ainda maior de pessoas.

Saiba mais em:
Facebook: CRAS Ignácio Affonso Schneider
Instagram: @crasignacioaffonso

Contato

INSTA YOUface

Horário de funcionamento

Administração: Segunda à Sexta 7h30 às 11h30 / 13h às 17h
Tesouraria: Segunda à sexta 8h às 11h30 / 13h às 16h30
Saúde: Segunda à Sexta 7h30 às 17h