COMDICA promove capacitação para Rede Socioassistencial

1 (1)  Na noite da última sexta-feira (18), Maria Elieti de Almeida, psicóloga do Centro de Referência no Atendimento Infanto-Juvenil (CRAI) de Porto Alegre, palestrou sobre “VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA A CRIANÇA E ADOLESCENTE: IDENTIFICANDO SINAIS E SINTOMAS” a convite do COMDICA de Poço das Antas. A capacitação foi direcionada aos profissionais que compõem a Rede Socioassistencial do Município (Assistência Social, Educação, Saúde e Conselho Tutelar).

  Eliete relatou que, uma equipe multidisciplinar faz o atendimento dentro do Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas. Atualmente, o CRAI além de fazer a acolhida as vítimas (ouvir os relatos dos casos e encaminhar para perícia e registro de ocorrência), oferece acompanhamento clínico com médicos pediatras e obstetras, durante 6 meses.

  Por dia o CRAI acolhe cerca de 6 vítimas de violência sexual, a maioria delas oriunda de cidades do interior do Estado. No mês contabiliza 140 novos atendimentos, sem cotar os acompanhamentos dados as vítimas já registradas. A maioria - em torno de 50,7% são crianças com até 13 anos. Segundo a psicóloga, o que preocupa é que vem aumentando a violência sexual contra crianças menores de 4 anos.1 (2)

  Na oportunidade, os profissionais do município puderam esclarecer dúvidas sobre o que configura abuso sexual e quais os principais sintomas a identificar em crianças e adolescentes.

Localização

  • Poço das Antas - RS
    Av. São Pedro, 1213 - 95740-000

Contato

Horário de funcionamento

Segunda a Sexta 7:30 as 11:30 - 13:00 as 17:00