Unidade Básica de Saúde reforça protocolo de atendimento

Medidas são válidas por tempo indeterminado e tem em vista otimizar o fluxo de pacientes na unidade

2 Unidade Básica de Saúde reforça protocolo de atendimento Considerando o momento crítico da pandemia de coronavírus, tendo em vista que os hospitais da região enfrentam esgotamento nos leitos de UTI, bem como o aumento expressivo na procura por consultas Covid-19 nas últimas semanas, a Secretaria Municipal de Saúde de Poço das Antas está aderindo a providências que visam otimizar o fluxo de pacientes na Unidade Básica de Saúde (UBS).

 As medidas adotadas tem como objetivo impedir a contaminação cruzada, ou seja, evitar de que pessoas sem sintomas gripais se contaminem com o vírus em função de compartilharem o mesmo ambiente que pessoas contaminadas, bem como, resguardar os profissionais de saúde que atuam na linha de frente contra a doença. Para tanto, pede-se a colaboração da comunidade no cumprimento dos seguintes protocolos:

 - Somente procurar a UBS em extrema necessidade, nos casos de doença, e não para atendimentos eletivos como consultas, exames de rotina (check up), apresentação de exames de rotina, entre outros. Deve-se priorizar o contato telefônico através dos números (51) 3773-1133 ou (51) 3773-1231;

 - Não comparecer acompanhado na Unidade Básica de Saúde, salvo os pacientes menores de idade ou pessoas idosas, apenas com uma pessoa.

 Além disso, seguem os protocolos já adotados quanto a receituários médicos:

 - Não será necessário consultar com o médico para a renovação de receitas com prescrição de medicamentos de uso contínuo. Basta o paciente, ou algum familiar seu, deixar a solicitação na recepção da UBS, que ela será encaminhada ao médico responsável e renovada pelo período competente;

 - As receitas de uso contínuo, que não são receitas controladas, continuam tendo validade de um ano como já vem acontecendo. Já as controladas de uso contínuo têm validade de 6 meses.

1 Unidade Básica de Saúde reforça protocolo de atendimento Para o cumprimento efetivo de tais medidas está acontecendo na entrada da Unidade Básica de Saúde um trabalho de triagem entre os pacientes, oportunidade na qual são dispensadas orientações e informações acerca do atendimento. Tal protocolo não possui data definida para encerrar, visto que será levada em consideração a situação pandêmica e os riscos de contaminação. “Pedimos o comprometimento de toda a população nesse momento crítico da pandemia. Acreditamos na conscientização dos nossos munícipes, pois somente assim será possível vencermos essa doença o quanto antes. Continuem se cuidando. Usem máscara, higienizem as mãos, não se aglomerem, e respeitem o distanciamento social”, pede a secretária de Saúde de Poço das Antas, Lisane Maria Griebeler Thomas.

Vacinação

 A vacinação contra a Covid-19 para os idosos acima de 80 anos está programada para iniciar conforme a disponibilidade de novas doses do imunizante, que aindanão possui data definida.Dessa forma, para fins de organização, a Secretaria Municipal de Saúde comunica que, para esse grupo prioritário, a vacinação ocorrerá a partir de agendamento.Os idosos que integram essa faixa etária deverão aguardar o contato telefônico que informará data e horário para se dirigirem até a UBS e receberem a vacina. Os idosos acima de 85 anos que não receberam a 1ª dose da vacina devemligar para a UBS através dos números (51) 3773-1133 ou (51) 3773-1231 para mais orientações.

 Importante ressaltar que roteiro de vacinação atende a norma técnica do Ministério da Saúde, o Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19 e as orientações da 16ª Coordenadoria Regional da Saúde. Novas informações e orientações acerca da vacinação contra a Covid-19 serão divulgadas nos canais oficiais de comunicação do Município de Poço das Antas.

Legenda da foto:
1 – Pacientes estão recebendo orientações acerca do atendimento na entrada da Unidade Básica de Saúde
2 – Nesse momento, solicita-se compreensão da comunidade no cumprimento efetivo das medidas de prevenção

Crédito do texto e das fotos: Jenifer Kunzler Beckenbach/ASCOM
Crédito das fotos: Jenifer Kunzler Beckenbach/ASCOM

Contato

INSTA YOUface

Horário de funcionamento

Administração: Segunda à Sexta 7h30 às 11h30 / 13h às 17h
Tesouraria: Segunda à sexta 8h às 11h30 / 13h às 16h30
Saúde: Segunda à Sexta 7h30 às 17h