Município alinha medidas de enfrentamento à Covid-19

COE se reuniu no início da semana para estabelecer providências imediatas no combate à doença

1 Município alinha medidas de enfrentamento à Covid-19 O Comitê de Operações Emergenciais (COE) de Poço das Antas se reuniu através de seus membros na segunda-feira, dia 22 de fevereiro, para alinhar medidas e protocolos de prevenção ao coronavírus no Município. O momento se deu em função da situação crítica na capacidade hospitalar da região, especialmente em leitos de UTI, além do elevado número de casos de Covid-19 em todo o Estado. O comitê é composto por membros de diferentes setores da esfera pública, com o intuito de estabelecer um panorama geral da pandemia em Poço das Antas e também traçar estratégias conjuntas de atuação no combate à doença.

 Para tanto, na segunda-feira, após uma explanação da situação do coronavírus no Município feita pela secretária de Saúde, Lisane Thomas, ficaram definidas medidas emergenciais a serem tomadas, que visam minimizar os riscos de contágio entre a população poçoantense.

 De imediato, ressaltou-se a importância de a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Município ser procurada somente em extrema necessidade, nos casos de doença, e não para atendimentos eletivos como consultas, exames de rotina (check up), apresentação de exames de rotina, entre outros. Nesse momento deve-se priorizar o contato telefônico pelos números (51) 3773-1133 ou (51) 3773-1231. Tal medida visa impedir a contaminação cruzada, evitando que pessoas sem sintomas gripais se contaminem com o vírus em função de compartilharem o mesmo ambiente que pessoas contaminadas. Além disso, a atitude também visa resguardar a equipe de saúde que atua na linha de frente no combate à doença.

 Da mesma forma, também se solicita que caso for imprescindível ir até a UBS, o munícipe compareça sem acompanhante, salvo os casos de pessoas menores de idade ou idosos, com apenas uma pessoa. Nesse sentido, e também para minimizar a circulação de pessoas no ambiente, a dispensação de receitas e medicamentos terá o seguinte protocolo:

 - Não será necessário consultar com o médico para a renovação de receitas com prescrição de medicamentos de uso contínuo. Basta o paciente, ou algum familiar seu, deixar a solicitação na recepção da UBS, que ela será encaminhada ao médico responsável e renovada pelo período competente;

 - As receitas de uso contínuo, que não são receitas controladas, continuam tendo validade de um ano como já vem acontecendo. Já as controladas de uso contínuo têm validade de 6 meses.

 Na entrada de acesso à unidade sanitária está acontecendo uma triagem entre os pacientes, oportunidade na qual são repassadas orientações e informações acerca das medidas adotadas. Tais providências não possuem data definida para serem encerradas, visto que será levada em conta a situação pandêmica e os riscos de contágio.

 Algumas obras e medidas que visam otimizar o fluxo de pessoas com vistas a oferecer um atendimento seguro para servidores, pacientes e público em geral também estiveram na pauta da reunião. A prefeita municipal, Vânia Brackmann, pede que a população se conscientize. “Precisamos dos esforços de todos para vencer esse momento crítico e delicado. Enquanto poder público, não mediremos esforços para garantir a segurança e a qualidade no atendimento de todos, mas precisamos do comprometimento de toda a população no sentido de cumprir os protocolos de prevenção ao coronavírus”, reforça a chefe do Executivo municipal.

Legenda da foto:
1 – Reunião ocorreu no início da semana tendo em vista a situação hospitalar da região

Crédito do texto e da foto: Jenifer Kunzler Beckenbach/ASCOM

Contato

INSTA YOUface

Horário de funcionamento

Administração: Segunda à Sexta 7h30 às 11h30 / 13h às 17h
Tesouraria: Segunda à sexta 8h às 11h30 / 13h às 16h30
Saúde: Segunda à Sexta 7h30 às 17h