Leptospirose
O Departamento Municipal de Vigilância Sanitária de Poço das Antas vem se preocupando com a transmissão da leptospirose no município. Essa doença que é causada por uma bactéria presente na urina de roedores (ratazanas, ratos de telhado e camundongos) que entra na pele, com ou sem ferimentos é grave e pode facilmente ser contraída. O contágio pode ser através de água contaminada ou por meio direto através do contato da pele com objetos infectados. Os sintomas principais são mal estar, febre de início súbito, dor de cabeça, dores musculares e, em casos graves, problemas de fígado, hepáticas, renais e vasculares.
Para evitar a transmissão da doença existem ações simples que podem ser adotadas: utilizar equipamentos de proteção (luvas e botas de borracha) ao trabalhar com lixo, entulhos e afins, realizar o controle de roedores na propriedade, lavar sempre os alimentos que estiveram armazenados em depósitos, realizar rotineiramente a limpeza do depósito de água, evitar o acúmulo de resíduos, fechar eventuais acessos de roedores à residência, dentre outros que evitem a proliferação dos roedores.
Na percepção dos sintomas citados, o munícipe deve procurar atendimento médico, que realizará os exames de confirmação da doença e o correto tratamento.