Palestra na Escola Estadual de Ensino Médio Poço das Antas

   Os alunos do ensino fundamental da Escola Estadual de Ensino Médio Poço das Antas, participaram na sexta-feira, dia 6 de outubro, de uma palestra que tratou sobre Doenças Cardiovasculares.

   Quem elaborou e ministrou a apresentação foi a nutricionista Mariele Elis Theisen (CRN2 – 10366), que atua nas Secretarias da Saúde e da Assistência Social do município de Poço das Antas.

   As doenças cardiovasculares (DCV) são doenças que afetam o sistema circulatório, ou seja, o coração e os vasos sanguíneos. Originam-se, em grande parte, ao estilo de vida adotado pela maioria dos adolescentes, tais como: aumento no consumo de alimentos industrializados ricos em açúcar, gordura ou sódio, densamente calóricos e vazios em nutrientes.

   Cerca de 40% das crianças e adolescentes no Brasil apresentam colesterol total acima de 170 mg/dL, considerado o valor limite para essa faixa de idade. Isso explica em parte, o aumento crescente de casos de infarto e AVC em adultos jovens, doenças até então vistas mais frequentemente apenas em pessoas após os 50 anos de idade.

   Isso porque, a aterosclerose, causa básica das DCV, tem o início de seu desenvolvimento nesta fase, avançando ao longo dos anos e levando à morte prematura na vida adulta por suas complicações.

   Durante a palestra, a nutricionista fez uma exposição dos principais produtos industrializados consumidos pelos adolescentes, mostrando sua quantidade de gordura, açúcar e sódio.

Localização

  • Poço das Antas - RS
    Av. São Pedro, 1213 - 95740-000

Contato

Horário de funcionamento

Segunda a sexta 7:30 as 11:30 - 13h as 17h
Sábados fechado