Família Kerber incentiva a Sucessão Familiar Rural

Sucessao familiar       As administrações municipais, Emater, Sindicatos, cooperativas, conselhos municipais e outros órgãos ligados ao setor primário estão diante de um novo e enorme desafio: buscar alternativas para entusiasmar os jovens a ficarem na agricultura. Conforme o Censo Agropecuário do IBGE, em 2010, o RS possuía quase 442 mil propriedades rurais; destas, cerca de 88% são de base familiar. Considerando-se como jovem rural a idade entre 15 e 29 anos, já em 2010, faltavam 43 mil jovens no RS para ter, pelo menos, um jovem por estabelecimento rural.

Entre os motivos que dificultam a sucessão estão a falta de autonomia financeira dos jovens, resistência dos pais em deixar os filhos ajudar no gerenciamento dos negócios, falta de divisão dos lucros com os filhos, educação brasileira voltada para as demandas urbanas, falta de uma política governamental voltada para a juventude rural, a crescente urbanização, as promessas e possibilidades de emprego nas cidades, entre outras.
       Na contramão desta estatística encontra-se a família de Fernando e Veraci Meinen Kerber de Boa Vista – Poço das Antas. Desde cedo sempre estimularam o jovem Henrique Kerber (filho único de 17 anos) a gostar e participar das atividades da propriedade.
       A família é participante e conta com o apoio e estímulo dos Programas Socioassistencial e Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar, desenvolvidos pela Emater/RS-Ascar, sendo que o primeiro, em Poço das Antas, estimula os jovens, com vontade e vocação para permanecerem no meio rural, a desenvolverem o seu próprio projeto produtivo, enquanto que o Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar objetiva promover a Gestão e a Adequação Socioeconômica e Ambiental das Propriedades Rurais participantes, buscando qualificar o processo de tomadas de decisões em família, contribuir para a geração de novas políticas públicas municipais e estaduais que venham de encontro a essas famílias, aumentar a renda das famílias e promover a inclusão social e produtiva das famílias e jovens rurais.
       A família Kerber possui uma propriedade bem estruturada e diversificada, contando com uma Agroindústria Familiar de Doces Derivados de Cana de Açúcar, Bovinocultura de Corte, Silvicultura com cultivos de eucalipto para toras e lenha. A partir de 2017, atendendo o desejo do filho Henrique, a família começou com outro projeto produtivo: a integração de suínos com a empresa JBS. Em 2017, foi construído o primeiro galpão de 8,30 x 85 m para 500 suínos sistema terminação, com um investimento aproximado de R$ 330.000,00. Em 2018, a família acaba de inaugurar o segundo galpão de 10,40 x 36,70 m, para mais 500 suínos, em sistema Double Estoque ou “Crechão”, com um investimento aproximado de R$ 170.000,00.
       Para o investimento, a família recorreu ao crédito rural subsidiado do Pronaf, através da instituição financeira Sicredi, com 2 projetos elaborados pela Emater/Ascar, de R$ 315,000,00 e R$ 153.000,00. A família também conta com incentivos da integradora JBS durante a vigência dos financiamentos.
       Fernando e Henrique também destacam o apoio e estímulo do município de Poço das Antas que realizou, gratuitamente, todas as obras de terraplanagem e o difícil acesso às pocilgas. Além disso, ainda receberam como incentivo por parte da Secretaria Municipal da Agricultura, um valor em dinheiro de R$ 18.750,00.
       A família conta que esses investimentos foram realizados com o objetivo principal da permanência do filho Henrique como sucessor na propriedade.
       Por fim, Fernando Kerber enfatiza que “a propriedade rural familiar ainda pode ser vista como uma unidade de grande potencialidade de geração e distribuição qualificada de renda. Entretanto, é preciso buscar especialização, eficiência e eficácia. Por outro lado, os gestores devem continuar, cada vez mais, a conceber políticas públicas locais que tenham a responsabilidade de serem indutoras de protagonismo e de estímulo da juventude, da mulher e da família rural como um todo” conclui.

Segunda a Sexta 7:30 as 11:30 - 13:00 as 17:00