Administração Municipal acompanha abertura da safra de morangos em Poço das Antas

IMG-20180911-WA0025 Buscar alternativas para a diversificação agrícola é um dos trabalhos realizados pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Poço das Antas, em parceria com Emater/RS-Ascar, durante todo o ano. Uma nova opção para diversificar e que promete render bons frutos aos produtores do município é o Cultivo de Morangos em Substrato sem Uso de Agrotóxicos. Pela primeira vez no município, um grupo de 5 famílias de jovens agricultores investiram em 9 estufas plásticas para cultivar 24.000 mudas de morango em substrato fertirrigado, sem uso de agrotóxicos. Segundo estimativas da Emater, esta primeira safra deverá render, aproximadamente, 17 toneladas desta fruta in natura que serão comercializados no município e nas regiões do Vale do Taquari, Caí e Serra.

O morango é cultivado em bancadas construídas dentro de estufas para evitar as pragas e doenças e para que as mudanças do tempo não prejudiquem a plantação. Para o produtor ter sucesso é necessário ele seguir as orientações de cultivo e tratos culturais e ter um sistema protegido, como uma estufa. Com isso, não é necessário utilizar produtos químicos o que irá tornar o morango um produto limpo, sem agrotóxicos.

Na manhã de terça-feira, dia 11 de setembro, o prefeito Ricardo Luiz Flach, acompanhado do vice Laércio Pedro Klein, do secretário da Agricultura e Meio Ambiente Laércio Aloisio Flach e do Chefe do escritório local da Emater Ricardo Cord realizaram visitas aos produtores conferindo o início da safra.

IMG-20180911-WA0021 A atividade conta com incentivo do município que fomenta até 50% do valor das mudas, paga R$ 6,00 por cada metro quadrado de estufa plástica instalada e realiza, gratuitamente, as terraplanagens e acessos às estufas.

A cultura do morango no município ainda é muito pequena, porém os produtores estão entusiasmados com a nova atividade. Embora seja uma atividade familiar, a cultura do morangueiro garante uma boa renda aos produtores e retorno de ICMS para o município.

A fruta tem bom mercado e preço durante o período de safra, gerando renda para os produtores, que necessitam de pequenas áreas para o cultivo da fruta.

O Secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Laércio Aloisio Flach ressalta que o objetivo do município é introduzir e ampliar, além do morango, outros cultivos como hortigranjeiros e frutíferas.

Segunda a Sexta 7:30 as 11:30 - 13:00 as 17:00