Município estabelece calendário para coleta de resíduos verdes

A última quarta-feira do mês será dedicada ao recolhimento de galhos e folhas. Cidadãos devem notificar o setor responsável com antecedência.

1 Município estabelece calendário para coleta de resíduos verdes Com a chegada do Outono é costumeiro se realizar a poda de árvores. A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Poço das Antas, atenta à estação e também com o objetivo de deixar o Município sempre limpo e organizado, estabeleceu dias específicos para a coleta de resíduos verdes como galhos, folhas e plantas que podem resultar desse processo. A partir de abril está estabelecido que a última quarta-feira de cada mês será destinada para o recolhimento de tais materiais, como também de móveis e pneus velhos que os munícipes queiram se desfazer.

 Tendo em vista a definição desse calendário, solicita-se que os moradores ou proprietários de terrenos do Município se organizem quanto aos serviços de tal espécie e que notifiquem o setor responsável, com antecedência, quando houver resíduos de tal tipo a serem recolhidos. O objetivo dessa medida é organizar o serviço, conceder o destino correto aos materiais e otimizar a logística dos veículos utilizados para tal finalidade. É importante que os galhos, folhas e demais resíduos sejam depositados em local de fácil acesso, no entanto com cuidado para não atrapalhar o trânsito de veículos ou pedestres. O contato pode ser feito através do telefone (51) 3773-1122.

 A coleta seletiva do Município é feita por empresa terceirizada e permanece como já vem sendo realizada:

- Na área urbana, todas as terças e sextas-feiras pela manhã;
- Na zona rural, na primeira quarta-feira de cada mês.

Destino correto

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Poço das Antas também solicita aos munícipes para que não depositem resíduos sólidos orgânicos nas lixeiras de uso coletivo. O objetivo disso é reduzir a quantidade de lixo orgânico enviado ao aterro sanitário, bem como deixar as lixeiras e seus arredores mais limpos e sem atrair insetos ou animais indesejados.

Uma das alternativas sugeridas pelo setor é a adoção de composteiras domésticas, que são disponibilizadas sem custo para as residências de Poço das Antas através da administração municipal. A composteira doméstica consiste em um tambor plástico de 50 litros, com tampa, e que pode receber resíduos orgânicos diversos, como cascas e restos vegetais, borra de café, erva mate e sobras de refeições. Por cima do lixo orgânico pode ser formada uma camada com restos de vegetação como folhas, gramas, palhas ou plantas, além de serragem ou terra, e o material resultante desse processo pode ser usado em forma de adubo. Mais orientações sobre o manejo da composteira são dispensadas no ato de entrega do tambor.

Legenda da foto:
1 –Alternativa para a destinação de resíduos sólidos orgânicos é a adoção de composteiras domésticas
Crédito do texto e da foto: Assessoria de Comunicação (ASCOM) de Poço das Antas

Contato

INSTA YOUface

Horário de funcionamento

Administração: Segunda à Sexta 7h30 às 11h30 / 13h às 17h
Tesouraria: Segunda à sexta 8h às 11h30 / 13h às 16h30
Saúde: Segunda à Sexta 7h30 às 17h