Notícias Semanais Secretaria Agricultura/Emater/STR

Notícias divulgadas pela SECRETARIA MUNICIPAL DA AGRICULTURA e Meio Ambiente, EMATER/RS-ASCAR e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Poço das Antas

2014 – Ano Internacional da Agricultura Familiar

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) declarou 2014 como o Ano Internacional da Agricultura Familiar. O objetivo é reforçar a importância da agricultura familiar para a segurança alimentar e a produção de alimentos. Dados da FAO indicam que 80% das propriedades rurais na América Latina e Caribe fazem parte da agricultura familiar, gerando 70% do emprego agrícola da região. Somente nos países do Mercosul, o setor emprega, aproximadamente, dez milhões de pessoas. No mundo, segundo a ONU, a estimativa é de que existam cerca de 500 milhões de pequenas propriedades.

No Brasil, conforme dados do Censo Agropecuário do IBGE, a agricultura familiar responde por 70% da produção nacional de alimentos, empregando 12,3 milhões de pessoas. O setor abriga cerca de quatro milhões de propriedades rurais. Pela lei 11.326, de 2006, agricultor familiar é aquele que desenvolve atividades ou empreendimentos no meio rural, utilizando predominantemente mão de obra familiar, em área de até quatro módulos fiscais,. Na nossa região, isso equivale a possuir propriedades até 72 há de terra.

Em 2009, foi instituída a lei 11.947 para garantir o repasse de, no mínimo, 30% dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para a aquisição de gêneros alimentícios produzidos pela agricultura familiar. Os produtos são utilizados na merenda escolar pública e filantrópica do país.

Conforme relatório da ONU, a agricultura familiar “preserva os alimentos tradicionais, além de contribuir para uma alimentação balanceada, para a proteção da agrobiodiversidade e para o uso sustentável dos recursos naturais”. Ainda segundo o relatório, “a agricultura familiar apresenta uma oportunidade para impulsionar as economias locais, especialmente quando combinada com políticas específicas destinadas a promover a proteção social e o bem-estar das comunidades”.

Ao criar o Ano Internacional da Agricultura Familiar, a FAO pretende recolocar a agricultura familiar no centro das políticas agrícolas, ambientais e sociais dos governos, já que houve um declínio nos gastos públicos em agricultura nos países em desenvolvimento.

Expoagro Afubra

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Secretaria Municipal da Agricultura e Emater/RS-Ascar estão organizando uma excursão para participar da Expoagro Afubra na próxima quinta-feira, dia 27 de março. Interessados podem inscrever-se no Sindicato até amanhã, dia 25.

Em razão da excursão à Expoagro Afubra,  o Sindicato comunica que não haverá atendimento ao público em sua sede no próximo dia 27.

Pedido de galinhas poedeiras

A Secretaria da Agricultura comunica aos interessados que estão abertos os pedidos de galinhas poedeiras ao preço de R$9,00 a galinha. Entrega prevista para final de junho. Pedidos podem ser feitos com Augusto junto a Secretaria da Agricultura.

**********************************************

Pedido de mudas de moranguinho

O Escritório Municipal da Emater de Poço das Antas informa aos interessados que estão abertos pedidos de mudas de moranguinho ao preço de 0,25 centavos a muda. Pedidos devem ser feitos até 11/04 e a entrega prevista será dia 15/04. Pedidos devem ser feitos com Adriana na Emater.

Mudas Frutíferas

O sindicato comunica a todos os interessados em implantar ou melhorar o seu pomar que estão abertos pedidos de mudas frutíferas. Pedidos podem ser feitos no Sindicato até o final de junho.

Milho Troca-Troca

O STR comunica a todos que fizeram uso de sementes de milho pelo Programa Troca-Troca, que seu pagamento já pode ser efetuado, tendo como prazo limite para pagamento dia 22 de abril.