Notícias Semanais Secretaria/Emater/STR

Notícias divulgadas pela SECRETARIA MUNICIPAL DA AGRICULTURA e Meio Ambiente, EMATER/RS-ASCAR e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Poço das Antas

A importância da análise de solo para agricultura

Assim como o corpo humano precisa de nutrientes para poder sobreviver, a lavoura também precisa ter os seus elementos essenciais em quantidades corretas para que a planta possa se desenvolver e produzir seus frutos, além de evitar contrair doenças devido à carência desses nutrientes. Mas como é possível saber se está tudo bem com o solo da propriedade? Mais uma vez relacionando com o corpo humano, é necessário que se faça exames, ou seja, uma análise química do solo. É através dela que o agricultor poderá saber como está a fertilidade do solo e obter indicações corretas sobre o tipo e a quantidade de calcário e adubo a serem aplicados em cada gleba de sua propriedade.

A partir disso, será possível observar o estado nutricional do solo e fazer a correção de nutrientes, caso seja necessário, aumentando a produtividade do terreno, diminuindo desperdícios e evitando jogar dinheiro fora com gastos desnecessários. O produtor só tem a ganhar quando faz análise de solo. É um investimento e não um gasto, pois ele irá aplicar somente aquilo que é necessário na lavoura e não gastar com o que não precisa. O desequilíbrio de fertilidade do solo irá causar o desequilíbrio nutricional da planta, facilitando a entrada de pragas e doenças e até a sua morte.

Quando fazer? A época ideal para se fazer a análise química do solo é logo depois da colheita, para qualquer cultivar, incluindo os orgânicos.

Em Poço das Antas, as análises podem ser solicitadas para o técnico agrícola Augusto da Secretaria da Agricultura. A prefeitura paga 80% do valor da análise.

Pedidos de Alevinos

A Secretaria da Agricultura do município de Poço das Antas comunica a todos os interessados que prorrogou o pedido de alevinos até dia 9 de maio.

Cadastro Florestal

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Poço das Antas avisa a todos os agricultores que possuem Cadastro Florestal junto ao Sindicato, que o prazo para a renovação foi prorrogado até o final do mês de junho. Quem não renovar, poderá incorrer em multa.

Encontro Regional

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Poço das Antas convida todos os associados (as) e demais pessoas interessadas, para participarem no dia 25 de maio deste ano, do grande Encontro Regional para comemorar o Dia do Trabalhador (a) Rural. Este encontro será realizado no município de Imigrante,  tendo por local o salão do Esporte Clube ECAS. As inscrições poderão ser feitas até o dia 23 de maio, no Sindicato.

Semente de milho troca-troca

Lembramos novamente que o prazo para o pagamento da semente está esgotado, por isso, pedimos aos que ainda não conseguiram acertar o seu débito para que o façam no máximo até amanhã, dia 29 de abril.