Notícias Semanais Secretaria Agricultura/Emater/STR

Notícias divulgadas pela SECRETARIA MUNICIPAL DA AGRICULTURA e Meio Ambiente, EMATER/RS-ASCAR e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Poço das Antas.

Você também é responsável para diminuir o ataque do borrachudo.

Seu envolvimento neste trabalho é fundamental. Mas, para isso, você precisa entender como ele se prolifera e, depois, tomar algumas atitudes. É sua responsabilidade, também, envolver-se nesta luta.

O que contribui para o aumento do borrachudo:

- a contaminação dos rios, riachos e pequenos córregos com dejetos humanos e de animais que se transformam em alimento para o inseto;

- o desmatamento das matas ciliares;

- a redução de predadores naturais dos borrachudos provocada pelo desequilíbrio ambiental;

- a redução ou o desaparecimento de animais silvestres pela destruição de seus habitats ou pela caça;

- o uso de agrotóxicos de forma inadequada nas lavouras.

O que você precisa fazer para evitar o borrachudo

- mantenha a pocilga e o estábulo longe de rios ou riachos para que eles não fiquem contaminados com dejetos;

- evite o desmatamento ao longo dos arroios e replante trechos destruídos, preservando os inimigos naturais do borrachudo e impedindo o deslocamento dos mesmos;

- só utilize agrotóxicos com orientação técnica e evite, ao máximo, a contaminação dos riachos;

- evite a pesca e caça e não mate os predadores dos borrachudos;

- verifique a situação de esgotamento sanitário da sua residência para evitar a proliferação dos borrachudos.

******************************

MILHO TROCA-TROCA

O Sindicato comunica que as variedades de milho troca-troca Guerra e Santa Helena já estão à disposição para retirar.

O Sindicato também possui embalagens de 5 kg da semente Guerra e Santa Helena para venda direta no balcão.

******************************

EXPOINTER 2014

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Poço das Antas, em parceria com a Administração Municipal e EMATER/RS-ASCAR, farão a tradicional excursão para a EXPOINTER, no dia 05 de setembro, uma sexta-feira. As inscrições devem ser feitas no Sindicato até o dia 03 de setembro.