Município de Poço das Antas fomenta o programa de fruticultura comercial

   A fruticultura comercial representa ser uma importante alternativa econômica e social para Poço das Antas, pois com uma estrutura fundiária baseada em minifúndios e com poucas áreas aproveitáveis disponíveis, os produtores encontram na fruticultura uma ótima alternativa de diversificação da matriz produtiva, absorção da mão-de-obra familiar e geração de renda em pequenas áreas.

   Considerando que a tendência do mercado aponta para um cenário onde, cada vez mais, será valorizado o aspecto qualitativo, o agricultor deverá focar não apenas nas técnicas mais produtivas, mas, também, aquelas privilegiam maior qualidade da fruta. Neste contexto, tem sido exigido das diferentes cadeias produtivas uma maior eficiência técnica e econômica de seus processos produtivos, incluindo-se também a fruticultura comercial.

   Na veemência de ampliar a produção no município, a Secretaria Municipal da Agricultura de Poço das Antas, em parceria com a EMATER/RS-ASCAR, criou um Programa de Fomento para a Implantação de Novos Pomares Comerciais de Frutas. Pelo Programa, o município disponibiliza o fomento com subsídio de 80% no valor das análises de solos, subsídios de até 50% no valor das mudas, construção de estradas e acessos, preparo das lavouras através da mecanização com máquinas e implementos disponibilizados através Associação de Desenvolvimento Rural Sustentável.

   “Como agentes públicos de desenvolvimento local, procuramos oferecer alternativas de produção para a pequena propriedade rural e construir as ligações que envolvem produtores rurais de forma a viabilizar a produção de frutas no município, aumentando, dessa forma, a renda da propriedade rural e evitando o êxodo rural” destaca o secretário da Agricultura e Meio Ambiente Laércio Aloisio Flach.

Localização

  • Poço das Antas - RS
    Av. São Pedro, 1213 - 95740-000

Contato

Horário de funcionamento

Segunda a sexta 7:30 as 11:30 - 13h as 17h
Sábados fechado