Comitiva entrega convites de Inauguração da Cachaça Wille

Mais uma agroindústria familiar está tomando forma no município de Poço das Antas. Trata-se da nova Agroindústria Familiar Cachaça Wille - "Wille" em homenagem ao avô dos 2 jovens empreendedores Tiago Guilherme Flach e seu primo Vilson Luiz Schneider.

Ambas as propriedades são participantes do Programa de Gestão da Agricultura Familiar, desenvolvido pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo e executado pela Emater/RS, sendo que as propriedades foram eleitas como Unidades de Referência para outras propriedades em Gestão Econômica, Social e Ambiental.

Os jovens empreendedores Tiago Guilherme Flach e Vilson Luiz Schneider, após sua formação, respectivamente, em Administração de Empresas e Contabilidade, decidiram voltar às propriedades rurais dos seus pais localizadas em Boa Vista, município de Poço das Antas. Vilson havia se mudado para o Vale dos Sinos para estudar e trabalhar como bancário. Tiago foi para Caxias do Sul para cursar faculdade de Administração. Amigos desde infância, decidiram firmar a parceria e optaram por retornar ao Vale do Taquari. A agroindustrialização foi a alternativa que os jovens encontraram para voltar as suas origens. “Aqui se tem uma qualidade de vida melhor, nos sentimos muito felizes aqui”, garantem orgulhosos.

Os jovens para tomar a decisão de investir na produção artesanal de cachaça de qualidade baseou-se em experiências e inúmeras visitas para alambiques bem sucedidos, principalmente, a Weber Haus de Ivoti. Também investiram em capacitação, realizando o curso de Mestre Alambiqueiro em Itaverava – Minas Gerais. O grupo, até em função de sua formação, possui excelente capacidade gerencial e experiência em produção agrícola familiar, porém, sem experiência anterior em produção de cachaça.

Inicialmente, deverão lançar 9 diferentes embalagens de cachaça ouro, ouro envelhecida, prata e prata envelhecida. Quanto às perspectivas de mercado para os produtos em questão, os jovens basearam-se em pesquisa de mercado e participação em importantes feiras estaduais e nacionais. “Como a intenção é trabalhar com um produto diferenciado, estão abertos grandes mercados na região, Estado, país e, inclusive, no exterior” salientam os investidores.

O moderno alambique de 250 m2 tem o apoio e a parceria da Prefeitura Municipal e Emater/Ascar. A prefeitura municipal disponibilizou o acesso, terraplanagem, abertura de valos, aterramento, emsaibramento, britagem e elaboração das plantas. Já a Emater/Ascar, através do escritório local, regional e do Departamento de Agroindústria, participou de todo o planejamento, layout do projeto arquitetônico, projeto sanitário e ambiental, licenciamento ambiental, projetos de crédito rural, legalização e registro do alambique junto ao Ministério da Agricultura. A Emater/RS-Ascar também participou na implementação das lavouras de cana de açúcar com análises de solos e disponibilização de 9 novas variedades de cana de açúcar da Embrapa, Curso de Boas Práticas de Fabricação no Centro de Treinamento de Agricultores em Fazenda Souza – Caxias do Sul e orientação para elaboração do Manual de Boas Práticas de Fabricação. Os jovens também acessaram a Licença Ambiental Única do Programa de Agroindústria Familiar da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo. “Atualmente, com apoio do Assistente Técnico em Agroindústria da Emater Alano Thiago Tonin e da Engenheira de Alimentos Bruna Bresolin estamos finalizando o registro dos produtos junto ao Ministério da Agricultura e buscando a inclusão da agroindústria do Programa Estadual de Agroindústria Familiar, o que também possibilita a autorização para uso do Selo de Qualidade e Procedência Sabor Gaúcho” complementa o técnico da Emater local Ricardo Cord.

A inauguração da Cachaça Wille será no próximo dia 20 de outubro, às 14:30 horas. No último dia 28 de setembro os empreendedores deslocaram-se à Porto Alegre onde convidaram o Secretário do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo Tarcísio José Minetto, o presidente da Emater/RS-Ascar Clair Tomé Kuhn e sua diretoria, o deputado federal Heitor Schuch e os deputados estaduais Elton Weber e Aloisio Classmann.

Segunda a sexta 7:30 as 11:30 - 13h as 17h
Sábados fechado