Secretaria da Assistência Social

Responsável: Ricardo Luiz Flach
Fone: (51)37731133     E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Endereço: Rua Carlos Kunzler, 36
Bairro: Centro
Horário de atendimento:07:30:00 às 11:30:00 - 13:00:00 às 17:00:00

  O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) é a porta de entrada da Assistência Social. É um local público, localizado prioritariamente em áreas de maior vulnerabilidade social, onde são oferecidos os serviços de Assistência Social, com o objetivo de fortalecer a convivência com a família e com a comunidade. 

Serviços ofertados no CRAS

  O CRAS oferta o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). No Cras, os cidadãos também são orientados sobre os benefícios assistenciais e podem ser inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

* PAIF - O Programa de Atenção Integral à Família (PAIF) oferta ações socioassistenciais de prestação continuada, por meio do trabalho social com famílias em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de prevenir o rompimento dos vínculos familiares e a violência no âmbito de suas relações, garantindo o direito à convivência familiar e comunitária.

Ações que compõem o PAIF

Acolhida

Recepção

Entrevista

Visita Domiciliar

Acompanhamento

Familiar

Grupos de Família

Atendimento Particularizado

Atendimento Particularizado Domiciliar

Atividades Coletivas/Comunitárias

Reuniões de Planejamento Participativo

Palestras

Campanhas

Eventos Comunitários

Encaminhamentos

Encaminhamentos/acompanhamento para acesso a benefícios e serviços socioassistenciais ou para políticas setoriais

* SFCV - O serviço tem como objetivo fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva. O SCFV possui um caráter preventivo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades. Os usuários do SCFV são organizados em grupos, a partir de faixas etárias ou intergeracionais.

Ofertas de atividades de caráter coletivo

Serviço

Projeto

Segmento

Atendido

Forma de

acesso

SCFV

Projeto de Pintura

Crianças/Adolescentes

        * Busca ativa

        * Demanda espontânea

        * Encaminhamentos

SCFV

Projeto Vida em Movimento

Intergeracional

SCFV

Projeto Esporte, Movimento, Protagonismo e Ação - EMPA

Crianças/Adolescentes

SCFV

Projeto Tricotando Gerações

Intergeracional

SCFV

Grupo de Idosos

Idosos

PAIF

Oficina de Culinária Kids

Crianças/Adolescentes

PAIF

Oficinas de habilidades manuais e geração de renda

Mulheres/Homens

  A inclusão nos projetos/oficinas realizadas, atualmente está condicionada ao atendimento e avaliação com dos técnicos de nível superior (Assistentes Sociais) que compõem a equipe do CRAS.

 

Cadastro Único para programas sociais

  O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadastro Único) é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica dessa população. Nele são registradas informações como: características da residência, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outras.
  A partir de 2003, o Cadastro Único se tornou o principal instrumento do Estado brasileiro para a seleção e a inclusão de famílias de baixa renda em programas federais, sendo usado obrigatoriamente para a concessão dos benefícios do Programa Bolsa Família, da Tarifa Social de Energia Elétrica, do Programa Minha Casa Minha Vida, da Bolsa Verde, entre outros. Também pode ser utilizado para a seleção de beneficiários de programas ofertados pelos governos estaduais e municipais. Por isso, ele é funciona como uma porta de entrada para as famílias acessarem diversas políticas públicas.
  A execução do Cadastro Único é de responsabilidade compartilhada entre o governo federal, os estados, os municípios e o Distrito Federal. No município o cadastro pode ser realizado diariamente, conforme disponibilidade da servidora responsável pelo cadastro ou por horário agendado, o que garante maior comodidade para o usuário. O cadastro também é realizado através de visitas domiciliares.

 

Equipe do Centro de Referência em Assistência Social

Josiane Fernanda Carneiro

Doméstica/ Serviços Gerais

Juliana Moreira Haas

Oficineira

Maria Ivarne Pletsch

Administrativo/ Educadora Social

Mariele Elis Theisen

Nutricionista

Nilmar Braga

Educador Físico

Rosieli Andreia Fritzen

Coordenadora do CRAS

Sandra Maria Hass Gollmann

Assistente Social

Tatiane Maria dos Santos

Assistente Social

Ricardo Luiz Flach

Responsável pela pasta da Assistência Social/ Prefeito Municipal

 

 

Localização

  • Poço das Antas - RS
    Av. São Pedro, 1213 - 95740-000

Contato

Horário de funcionamento

Segunda a sexta 7:30 as 11:30 - 13h as 17h
Sábados fechado