Público presente elegeu três pautas prioritárias, entre os 44 projetos levantados nas reuniões do PPA O Município de Poço das Antas realizou na quinta-feira, dia 22 de julho, uma audiência pública com a finalidade de eleger as metas q
Público presente elegeu três pautas prioritárias, entre os 44 projetos levantados nas reuniões do PPA
O Município de Poço das Antas realizou na quinta-feira, dia 22 de julho, uma audiência pública com a finalidade de eleger as metas que irão compor o projeto da Lei de Diretrizes e Orçamento para o Exercício de 2022. A audiência ocorreu no auditório da Prefeitura Municipal e também foi transmitida ao vivo pelas redes sociais do Município.
Na abertura a prefeita municipal de Poço das Antas, Vânia Brackmann (PDT), bem como o vice-prefeito, Laurentino Flach (MDB), saudaram os presentes e aqueles que acompanhavam a atividade virtualmente, ressaltando a importância desse momento. Na oportunidade, o secretário da Fazenda de Poço das Antas, Alfredo Edmundo Klein, e também o secretário da Administração, Jair Antônio Schneider, também fizeram uso da palavra.
Na audiência, a explicação sobre o que representa a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA) ficou a cargo da contadora da Administração Municipal de Poço das Antas, Marelisa Neumann. De acordo com Marelisa, a LDO tem como objetivo estabelecer diretrizes, prioridades e metas da Administração Municipal para o exercício seguinte, além de orientar a proposta orçamentária para esse período. A audiência contemplou os 44 projetos elencados nas reuniões do Plano Plurianual (PPA), que o Executivo municipal promoveu em todas as comunidades no mês de abril desse ano. Nessas reuniões, os munícipes sugeriram as pautas de maior prioridade, em relação a melhorias e obras, a serem executadas em suas respectivas localidades durante os próximos quatro anos.
A partir dessas pautas, a audiência pública da última quinta-feira elegeu os projetos que serão prioritários no orçamento de 2022, que deve, necessariamente, obedecer a alguns critérios financeiros no âmbito geral: dar prioridade às despesas com manutenção dos serviços públicos, como saúde, educação e assistência social, assim como à manutenção do patrimônio público e às obras e projetos em andamento sobre qualquer projeto novo.
Legitimando e valorizando a participação popular no ato, a eleição das metas para 2022 ocorreu através do voto dos munícipes presentes, que receberam uma cédula com os 44 projetos do PPA e tiveram de apontar, cada um, três de sua preferência. Dessa forma, foram elencadas enquanto as três mais votadas as seguintes pautas:
- Pavimentação do entroncamento da Rua 10 de Novembro com a Rua Benedito Koerbes, em Boa Vista;
- Caminhódromo/ciclovia ao longo da Rua Hédio Lourenço Dilli;
- Viabilização de telefonia móvel para a localidade de Boa Vista;
Tais obras, elencadas enquanto prioritárias, serão executadas pela Administração Municipal conforme a disponibilidade orçamentária e financeira do próximo ano.
Crédito das fotos: divulgação
Crédito dos textos: Assessoria de Comunicação (ASCOM) de Poço das Antas