Ir para conteúdo principal
Logotipo
CLIMA HOJE:
Min -- Máx --
SIGA-NOS:
Conteúdo Principal
29/07/2022
COMPARTILHAR NOTÍCIA

Audiência pública elege prioridades da LDO para o exercício de 2023

Público presente elegeu as pautas prioritárias, entre os projetos levantados nas reuniões do PPA  O Município de Poço das Antas realizou, no dia 22 de julho, uma audiência pública com a finalidade de eleger as metas que irão compor o p

Público presente elegeu as pautas prioritárias, entre os projetos levantados nas reuniões do PPA

 O Município de Poço das Antas realizou, no dia 22 de julho, uma audiência pública com a finalidade de eleger as metas que irão compor o projeto da Lei de Diretrizes e Orçamento para o Exercício de 2023. A audiência ocorreu no auditório da Prefeitura Municipal.

 Na abertura, a prefeita municipal de Poço das Antas, Vânia Brackmann, deu as boas-vindas e agradeceu a presença do público presente. Na sequência, a explicação sobre o que representa a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA) ficou a cargo da contadora da Administração Municipal de Poço das Antas, Marelisa Neumann. De acordo com Marelisa, a LDO tem como objetivo estabelecer diretrizes, prioridades e metas da Administração Municipal para o exercício seguinte, além de orientar a proposta orçamentária para esse período.

 A audiência contemplou 31 projetos que foram elencados nas reuniões do Plano Plurianual (PPA), as quais o Executivo Municipal promoveu nas comunidades em 2021. Nessas reuniões, os munícipes sugeriram as pautas de maior prioridade, em relação a melhorias e obras, a serem executadas em suas respectivas localidades durante os anos de vigência da atual gestão. Entre o total de projetos elencados nas reuniões do PPA, foram subtraídos da cédula para a votação da LDO de 2023, os já executados e em fase de execução neste exercício. Os projetos já executados, ou em tramitação, foram apresentados pelo secretário de Administração, Indústria e Comércio, Jair Antônio Schneider. Além desses, os 31 projetos que integraram a cédula também foram relacionados.

 A partir dessas pautas, a audiência pública da última sexta-feira elegeu os projetos que serão prioritários no orçamento do próximo ano, que deve, necessariamente, obedecer a alguns critérios financeiros no âmbito geral: dar prioridade às despesas com manutenção dos serviços públicos, como saúde, educação e assistência social, assim como à manutenção do patrimônio público e às obras e projetos em andamento sobre qualquer projeto novo.

 Legitimando e valorizando a participação popular no ato, a eleição das metas para 2023 ocorreu através do voto dos munícipes presentes, que receberam uma cédula com os 31 projetos, tendo de apontar, cada um, três de sua preferência. Dessa forma, foram elencadas enquanto as mais votadas as seguintes pautas, havendo um empate para o primeiro lugar:

1º - Pavimentação da Rua Hédio Lourenço Dilli até a ponte: 11 votos
1º - Pavimentação da Estrada Geral de Boa Vista (Rua 10 de novembro): 11 votos
3º - Viabilizar telefonia móvel para Boa Vista: 8 votos
4º - Reforma do antigo Hospital 25 de Julho para um Lar de Idosos: 7 votos
5º - Caminhódromo/ciclovia ao longo da Rua Hédio Lourenço Dilli, desde o Centro: 6 votos
5º - Alargamento da ponte do arroio Boa Vista Rua Vanir Schneider: 6 votos

Tais obras, elencadas enquanto prioritárias, serão executadas pela Administração Municipal conforme a disponibilidade orçamentária e financeira do próximo ano.

Crédito do texto: Assessoria de Comunicação (ASCOM) de Poço das Antas

Outras Notícias

Conteúdo Rodapé