O Centro Municipal de Educação Infantil voltou com as atividades de Turno Integral no dia 15 de janeiro e as crianças foram recebidas com muito afeto pelas Atendentes e estagiárias. A adaptação da nova rotina neste período, após as
O Centro Municipal de Educação Infantil voltou com as atividades de Turno Integral no dia 15 de janeiro e as crianças foram recebidas com muito afeto pelas Atendentes e estagiárias.
A adaptação da nova rotina neste período, após as férias com os familiares, é gradativa e de suma importância no desenvolvimento das crianças, é preciso criar e estabelecer novos vínculos com os adultos que estão ao seu redor, bem como ter novas amizades com os colegas. Sendo assim, o brincar é a ferramenta indispensável para promover a interação entre as crianças e adultos, levando a construção de novos vínculos, onde conhecem o outro e se deixam conhecer.
Pensando assim, as educadoras responsáveis estão promovendo momentos de brincar nos diversos espaços da escola, pátio, área coberta e salas de aula. Segundo Papalia (2010, p. 291), “Brincar é o trabalho das crianças e isso contribui para todos os domínios do desenvolvimento. Por meio das brincadeiras, a criança estimula os sentidos, aprende como usar os músculos, coordena a visão com o movimento, obtém domínio sobre corpo e adquire novas habilidades”.
No lúdico a criança extravasa sua energia, constrói relações, faz representações sociais nas quais vivencia diversos papéis. Desenvolve suas potencialidades e se desenvolve em todos os aspectos.
O brincar tem um papel muito importante na vida do ser humano. Para Miranda (2008, p. 7), “Todos gostam de brincar. Brincar é próprio do ser humano. Assim, constroem relações, aprendem a respeitar o direito dos outros e as normas estabelecidas pelo grupo. Brincando, a criança estará buscando sentido para sua vida, vínculos criados e novas relações de apego se formam.