Atividade foi em modelo híbrido, favorecendo o debate acerca de cinco Eixos Estruturantes No dia 19 de julho, no auditório da Prefeitura Municipal de Poço das Antas, foi realizada a IX Conferência Municipal de Assistência Social. A temá
Atividade foi em modelo híbrido, favorecendo o debate acerca de cinco Eixos Estruturantes
No dia 19 de julho, no auditório da Prefeitura Municipal de Poço das Antas, foi realizada a IX Conferência Municipal de Assistência Social. A temática central que norteou os trabalhos dessa edição tratou sobre: “Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”.
A conferência iniciou com a saudação da prefeita municipal de Poço das Antas, Vânia Brackmann (PDT), também na função de secretária de Assistência Social do Município, que foi sucedida na fala pela presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Górdula Kunzler Schmitz. Na sequência, as crianças que participam da Oficina de Violão ofertada pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Ignácio Affonso Schneider, fizeram a apresentação de algumas músicas. Depois disso, houve palestra com Luiz Roberto Möller, graduado em Ciências Sociais, com especialização em Gestão Pública Municipal, sendo atualmente sócio Diretor da Empresa Möller, Cursos & Treinamento Ltda.
O objetivo do encontro realizado no início da semana foi favorecer o debate no processo conferencial, sendo que a atividade foi dividida em cinco Eixos Estruturantes, conforme deliberação do Conselho Nacional de Assistência Social:
EIXO 1 – A proteção social não contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais no enfrentamento das desigualdades.
EIXO 2 – Financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.
EIXO 3 – Controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS e a importância da participação dos usuários.
EIXO 4 – Gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais e proteção social.
EIXO 5 – Atuação do SUAS em Situações de Calamidade Pública e Emergências.
Considerando a situação pandêmica provocada pela Covid-19, além de possibilitar a participação presencial do público interessado, respeitando todos os protocolos de prevenção à doença, foi proporcionada a participação dos usuários dos serviços de assistência social e comunidade em geral por meio virtual, através de transmissão ao vivo. Dessa forma, foi possível que, à distância, o público acompanhasse as atividades com o palestrante e também manifestasse a sua opinião sobre os temas tratados nos cinco eixos norteadores da conferência, através de comentários encaminhados até o início da Plenária Final.
Crédito das fotos: divulgação
Crédito do texto: Assessoria de Comunicação (ASCOM) de Poço das Antas