Turmas do Centro Municipal de Educação Infantil de Poço das Antas participaram de diversas situações de aprendizagem ao ar livre No mês em que se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, o Centro Municipal de Educação Infantil de Poço
Turmas do Centro Municipal de Educação Infantil de Poço das Antas participaram de diversas situações de aprendizagem ao ar livre
No mês em que se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, o Centro Municipal de Educação Infantil de Poço das Antas estendeu as atividades para além da sala de aula. Segundo os profissionais da instituição, falar com as crianças sobre a preservação do meio ambiente entre quatro paredes não resultará em atitudes pró-ambientais na vida adulta, e por isso que a verdadeira Educação Ambiental se dá por meio do experiencial e acontece quando se oportuniza à criança interações diretas com a natureza. “As crianças só amarão a Terra se permitirmos que elas a conheçam”, reconhecem os educadores.
Para tanto, nas últimas semanas, as turmas da Educação Infantil do Centro Municipal de Educação, desde os Berçários até o Jardim B, participaram de diversas situações de aprendizagem, dentre as quais se pode citar: visitas ao pátio da escola e arredores para a coleta de elementos da natureza para o cesto dos tesouros; jogos de trilhas educativas na sala e em casa com a família; plantio de sementes (pinhão) e mudas de hortaliças na horta da escola; revitalização dos canteiros de flores e floreiras; vasos de flores com material reciclado; confecção de brinquedos com sucatas; como se tornar defensores do meio ambiente (com ações diárias: apagar as luzes, fechar as torneiras, lixo no lixo), além de contação de histórias e reflexões. Todas as propostas foram atividades lúdicas e pedagógicas que vão ao encontro da aprendizagem significativa das crianças.
De acordo com a diretora do Centro Municipal de Educação, Débora Luciane Wolf Diel, como também para a responsável pelo suporte pedagógico, Rosimeire Rodrigues dos Santos e para os demais educadores da instituição, a Educação Ambiental praticada todos os dias, desde a Educação Infantil, pode mudar hábitos, transformar a situação do Planeta Terra e proporcionar uma melhor qualidade de vida para as pessoas. “E isso, só se fará com uma prática de Educação Ambiental na qual cada indivíduo sinta-se responsável em fazer algo em prol do nosso Planeta”, reconhecem os profissionais.
Legenda das fotos:
1 – A revitalização do canteiro de flores foi uma das atividades realizadas pelos alunos
2 – Experiências com a natureza foram vivenciadas em múltiplos sentidos
3 – Crianças realizaram a coleta de elementos da natureza para fazerem colagens
4 – Brinquedos de sucata foram confeccionadas e desenvolveram a criatividade dos pequenos
5 – O plantio de flores em garrafas pet promoveu o reaproveitamento de materiais e o contato com a natureza
6 – Em casa, as famílias também se envolveram nas atividades