A escola obteve nota 81,52 no Índice Municipal da Educação do Rio Grande do Sul (Imers), superando a média estadual de 63,44.
Poço das Antas obteve nota 81,52 no Índice Municipal da Educação do Rio Grande do Sul (Imers), superando a média estadual de 63,44. Deste modo, o município alcança a nona posição no estado e lidera o desempenho entre as redes municipais do Vale do Taquari. O índice do Imers é calculado a partir das provas do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do RS (Saers), aplicadas aos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Leo Pedro Schneider. Os dados de 2023 foram divulgados na terça-feira, dia 19 de novembro, pelo governador em exercício Gabriel Souza, no Palácio Piratini.
A secretária da Educação, Cultura, Desporto e Turismo, Jaqueline Klein, ressalta o atendimento em contraturno e o número de alunos nas turmas. “Desde o ano de 2021, as turmas dos anos iniciais são atendidas na parte da manhã e da tarde. Atualmente, nossas turmas são menores, justamente para o professor poder acompanhar cada aluno, percebendo suas potencialidades, habilidades e também dificuldades”, reforça. A diretora da escola, Isolete Beatriz Wolfart Lindemann, destaca o orgulho e a dedicação da comunidade escolar. “Um orgulho estar representando a EMEF Leo Pedro Schneider, muito orgulhosos com esse resultado, fruto de muito comprometimento e dedicação de toda a nossa comunidade escolar!”, salienta.
O Imers avalia habilidades em português e matemática de alunos do 2º ano (Alfabetização), 5º ano (Anos Iniciais) e 9º ano (Anos Finais) do Ensino Fundamental, considerando também a taxa de aprovação. O índice é utilizado para definir parte do repasse do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) aos municípios. Esse programa foi desenvolvido pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), por meio do Departamento de Economia e Estatística (DEE), em parceria com a Secretaria da Educação (Seduc).