Dados colhidos foram apresentados na I Mostra de Trabalhos da instituição No mês de junho a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Leo Pedro Schneider, de Poço das Antas, promoveu a sua I Mostra de Trabalhos. Os alunos do 3º ano B
Dados colhidos foram apresentados na I Mostra de Trabalhos da instituição
No mês de junho a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Leo Pedro Schneider, de Poço das Antas, promoveu a sua I Mostra de Trabalhos. Os alunos do 3º ano B, sob a orientação da professora Magda Fagundes, apresentaram dados sobre a o Elefante Letrado, uma plataforma na qual os alunos têm à disposição uma grande quantidade de livros disponíveis para leitura que pode ser realizada através de dispositivos eletrônicos como celulares, tablets e notebooks. Além da leitura, os alunos também podem realizar atividades sobre os livros lidos, enviar atividades para o professor, ouvir as histórias, compartilhar figurinhas dos álbuns que a plataforma disponibiliza e também gravar áudios.
A Plataforma foi contratada pela Secretaria da Educação, Cultura, Desporto e Turismo de Poço das Antas em 2019 e está à disposição dos alunos desde então. No levantamento para a I Mostra de Trabalhos, percebeu-se que, em pouco mais de 4 anos, os alunos da EMEF Leo Pedro Schneider leram mais de 39.620 livros. “Nesse mesmo período o número de alunos da EMEF girou em torno de 120 alunos. Isso nos dá uma margem de aproximadamente 10 mil livros por ano, o que representa em torno de 80 livros por aluno em um ano. Com certeza, isso nos deixa imensamente feliz”, ressalta a professora Magda Fagundes.
A aluna Gabriele Fritzen, aluna do 5º ano B da escola, gosta da plataforma Elefante Letrado porque tem vários livros legais de acordo com a idade de cada criança. “Tem livros que eu leio sozinha, por exemplo, e tem livros que eu leio com o meu irmão que está no 2º ano. Gosto muito de fazer as atividades ao final de cada livro, porque nos ajudam muito a entender as histórias. Também tem as figurinhas que podemos comprar com os pontos ganhos na leitura, na própria plataforma, para completar os álbuns. Além disso podemos trocar as figurinhas com os colegas. É bem divertido”, conta a estudante.
Para a ex-aluna da escola, Carol Schlindwein, o Elefante Letrado sempre foi bem divertido, com bastante livros legais, diferentes, de diversos assuntos e histórias. “O que me motivava a ler era a pontuação no final de cada livro e a premiação no final do ano. Aquela horinha dedicada para ler na plataforma sempre foi a minha parte preferida da aula. E assim a plataforma sempre evoluiu, com novos livros, ferramentas, assim sempre melhorando”, complementa a estudante.
As famílias também veem inúmeros benefícios na plataforma. Os pais das ex-alunas, Ellen e Tainá, Viviane Schneider e Jair Antônio Schneider, entendem que a leitura proporciona um conhecimento amplo e diversificado sobre assuntos variados, como também aperfeiçoa a capacidade de interpretação, estimula o raciocínio e melhora o vocabulário. “Ler significa desenvolver o senso crítico, a criatividade, a comunicação, a imaginação, e sobretudo amplia a habilidade na escrita; significa aprimorar nossa capacidade de compreensão e desenvolver nossa imaginação frente o dia-a-dia”, reconhecem. Neste sentido, a família entende que a utilização da Plataforma Elefante Letrado na escola, além de ensinar a fazer uma leitura correta desde os primeiros anos, possibilita que os alunos façam conexões entre textos, criem cenários independentes, interajam com mais segurança com múltiplas linguagens, tornando-se mais autônomos, e potencializando suas individualidades, dentro de um contexto coletivo.
A professora Magda Fagundes vê a plataforma como uma grande aliada da família e principalmente da escola, pois “os professores têm à disposição uma variedade enorme de livros e atividades atrativas para os alunos que podem ser realizadas tanto em sala de aula como em casa. Sendo assim, as atividades também podem ser estipuladas e estimuladas pelos pais, dando aos mesmos a possibilidade de acompanhar a leitura dos filhos e até mesmo de ler com eles, sendo um bom programa para o fim de semana e para as férias, além de ajudar no processo de leitura dos filhos”.
Segundo a diretora da escola, Isolete Lindemann, “como a plataforma vem se atualizando e constantemente traz novidades aos estudantes, ela se torna atrativa, fazendo com que além de exercitar a leitura, podem trocar pontos por figurinhas para completar álbuns e ter acesso a uma riqueza literária, que alimenta as ideias e criatividade de nossos estudantes na hora de fazer uma produção textual. É inclusive, uma ótima opção nesses dias de férias mais frios, em que dificulta ir pra rua, as crianças podem viajar com a sua imaginação sem sair de casa.”
Crédito do texto: Assessoria de Comunicação (ASCOM) de Poço das Antas
Crédito das fotos: divulgação