O Previne Brasil avalia a Atenção Primária à Saúde e concede notas conforme desempenhos Poço das Antas atinge a maior nota dos últimos quatro anos no Programa Previne Brasil, acalcando a nota de 9,74. O resultado foi divulgado no iníc
O Previne Brasil avalia a Atenção Primária à Saúde e concede notas conforme desempenhos
Poço das Antas atinge a maior nota dos últimos quatro anos no Programa Previne Brasil, acalcando a nota de 9,74. O resultado foi divulgado no início de fevereiro. Com esse dado, o Município configura no 22º lugar entre outros 492 municípios do Estado do Rio Grande do Sul no que diz respeito ao terceiro quadrimestre de 2022. Isso significa que a saúde do Município segue avançando com gestão e responsabilidade, visto que o Previne Brasil avalia a Atenção Primária à Saúde (APS), grande responsável pelo cuidado das pessoas na Atenção Básica.
O Previne Brasil equilibra valores financeiros per capita referentes à população efetivamente cadastrada nas equipes de Atenção Primária (eAP), com o grau de desempenho assistencial das equipes somado a incentivos específicos. O pagamento por desempenho é um dos componentes que fazem parte da transferência mensal aos municípios. Nesse componente, a definição do valor a ser transferido depende dos resultados alcançados no conjunto de indicadores monitorados e avaliados no trabalho das equipes de Atenção Primária (eAP).
Os atributos da APS são fortalecidos pelo Pagamento por Desempenho do Programa Previne Brasil, o que induz o aprimoramento dos processos de trabalho e a qualificação dos resultados em saúde, além de otimizar aspectos como periodicidade e método da avaliação.
Os indicadores do pagamento por desempenho considerados em 2022 foram:
1 - Proporção de gestantes com pelo menos 6 consultas pré-natal realizadas, sendo a 1ª até a 12ª semana de gestação.
2 - Proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV.
3 - Proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado.
4 - Proporção de mulheres com coleta de cito patológico na APS.
5 - Proporção de crianças de 1 ano de idade vacinadas na APS contra Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B, infecções causadas por haemophilus.
6 - Proporção de pessoas com hipertensão, com consulta e pressão arterial aferida no semestre.
7 - Proporção de pessoas com diabetes, com consulta e hemoglobina glicada solicitada no semestre.
A secretária da Saúde, Anisete Schneider, parabeniza todos os envolvidos pelo trabalho realizado e na qualidade do serviço de saúde oferecido aos munícipes. "É possível observar a evolução do Município de Poço das Antas desde o início do Programa, demonstrando o comprometimento e a qualidade do trabalho realizado pela equipe da Atenção Básica Municipal", ressalta a secretária.
Crédito do texto e da foto: Assessoria de Comunicação (ASCOM) de Poço das Antas