Programação promovida pelo G.D.F.A Musikfreunde teve apoio da Administração Municipal de Poço das Antas Uma programação repleta de cultura e diversão movimentou Poço das Antas no último sábado, dia 13 de agosto. O XV Ein Deutsches
Programação promovida pelo G.D.F.A Musikfreunde teve apoio da Administração Municipal de Poço das Antas
Uma programação repleta de cultura e diversão movimentou Poço das Antas no último sábado, dia 13 de agosto. O XV Ein Deutsches Tanzfest, promovido pelo Grupo de Danças Folclóricas Alemãs (G.D.F.A) Musikfreunde, teve apoio da Administração Municipal de Poço das Antas e foi realizado no Cebovi, na localidade de Boa Vista. O encontro de grupos de danças folclóricas garantiu aos convidados, vindos de diversas cidades, e também às pessoas da comunidade local e regional, uma noite para prestigiar e enaltecer a cultura alemã. O evento, que ressalta a cultura germânica especialmente através da dança, proporcionou uma programação com resgate da história, reflexões importantes e muita integração.
O encontro iniciou contou com janta e contou com as apresentações dos grupos convidados, representando diversos municípios do Estado, num total de 23, entre categorias juvenil, adulto, master e casados. O colorido dos trajes e a animação dos dançarinos preencheu a pista com as tradicionais danças de integração que também integraram a programação.
Na sua noite como grupo anfitrião, o G.D.F.A Musikfreunde encerrou o momento cultural com uma apresentação especial, contando a história do Moinho Remoçante. Sob a coordenação da professora Glaci Kunzler Dickel e numa mescla de teatro e dança, o grupo fez um resgate dos moinhos coloniais de Poço das Antas, suas famílias proprietárias, e arrancou gargalhadas e também importantes reflexões do público.
A encenação
A história do Moinho Remoçante remete a uma cidade onde a maioria dos moradores era idosa. No lugar, havia um moinho antigo que acabara de ser adquirido por um casal oriundo de outra cidade, que havia feito a nova aquisição pela internet, sem antes conhecer o verdadeiro estado do empreendimento. Ao chegarem no local e verificarem que o moinho estava muito velho, tiveram a ideia de reformá-lo e divulgar as propriedades remoçantes do lugar, que teria a capacidade de renovação, de fazer o velho tornar-se novo. No entanto, o moinho só funcionaria com um número mínimo de pessoas dentro, que dali saíram jovens e felizes depois do processo . A mensagem final ficou a cargo de uma mulher, moradora dessa cidade e que entrou sozinha no moinho, colocando à prova a sua capacidade de funcionamento. Ao sair do local tal qual como entrou, uma faixa estampava que “ser velho está somente na cabeça das pessoas”, exaltando que a vida deve ser vivida intensamente e que a jovialidade, ou a velhice, é, muitas vezes, uma condição mais mental do que física.
Reconhecimento
Ao final da encenação, a secretária da Educação, Cultura, Desporto e Turismo de Poço das Antas, Jaqueline Klein, e também a prefeita municipal, Vânia Brackmann, deixaram a sua mensagem. Em seus pronunciamentos, ficou registrado o agradecimento ao Musikfreunde por manter viva a tradição germânica no Município, evidenciando o quanto a encenação apresentada traz reflexos da história e da colonização de Poço das Antas. Na oportunidade, a professora Glaci, como também Vânia e Jaqueline, receberam um presente do grupo em forma de agradecimento.
Também receberam lembranças do evento os grupos presentes na programação, como forma de agradecer pelo prestígio da noite. Após a apresentação do grupo anfitrião, a noite seguiu com baile animado por Matheus & Mathias e Banda